sexta-feira, setembro 15, 2006

Receita de Cuca gaúcha

Tenho feito esta cuca, fica uma delícia com cobertura de banana ou maçã. O ideal é comer com nata por cima... mas é bastante difícil encontrar nata em São Paulo.

Bom, lá vai a receita:

Cuca gaúcha

1 xícara de farinha de trigo
1 envelope de fermento biológico seco instantâneo (11 g)
1/2 xícara de água
1 colher, de sopa, de açúcar

Misturar estes ingredientes e deixar o fermento crescer por 30 min. até formar a esponja.
Juntar os outros ingredientes:

1 e 1/2 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 xícara de leite
1 colher, de sopa, de óleo
100 g de margarina
2 ovos
4 xícaras de farinha de trigo

Mexer com colher até obter uma massa homogênea. Deixar crescer por 30 min. Untar uma assadeira bem grande (ou duas médias) e colocar a massa. Deixar crescer novamente, mais 30 min. Colocar bananas em rodelas ou maçãs fatiadas sobre a cuca e espalhar a farofa por cima. Para fazer a farofa:

2 colheres, de sopa, de margarina gelada
5 colheres, de sopa, de açúcar
1 colher, de sopa, de farinha de trigo


Amassar com os dedos até formar uma farofa. Levar a cuca ao forno à 200º por 25 a 30 min. Se a assadeira for pequena, a cuca crescerá demais e será necessário mais tempo no forno, até que um palito espetado no centro da cuca saia seco.

O segredo da cuca é crescer 3 vezes: a esponja, a massa e já colocada na forma. Ela irá crescer ainda mais no cozimento. Por isto, use assadeira grande!

10 commentários:

josinha88cba disse...

obriagdo por ajudar vou fazer e te conto como foi ...bjus obriagduu
e um otimo Natal e um prospero ano novo

MAGALI disse...

nossa fiz ficou uma delicia !!!
perfeita, só não coloquei as frutas e acrescentei um poquinho de nós moscada ficou bem tradicional!!!!
uma deliciaaaaaaaaaaaaaa

Roberto disse...

Em São Paulo tu encontra a nata no mercado municipal de Santo Amaro.....

Claunice

Fabi disse...

Oi, estou assando agora a cuca, achei que essa era a receita mais confiável que encontrei na net. Mas tive problemas ao fazer a farofa...será que não era "uma xícara" de farinha, ao invés de "uma colher de sopa"? Sua receita fala em uma colher, mas tive que agregar muitas colheres (mais ou menos uma xícara) até a manteiga virar farofa, por isso acho que teve algum enganinho ali. Abs.

Anônimo disse...

Acabei de fazer a receita, ficou perfeita!!!!!
Como dividi a massa em duas formas, uma fiz com banana na outra pus chimia e depois a farofa em cima, bahhh, perfeita.

Alini disse...

Olá!
Fiz sua receita e ficou ótima, mas acho que a receita da farofa está incorreta porque não deu certo. É uma xícara de farinha e não uma colher de sopa na receita da farofa. Fiz a tua receita e não deu, então coloquei mais farinha e acertei a farofa.

Caroline Schwarzbold disse...

Fiz a receita 2 vezes! Me mudei há um mes e meio e acabei perdendo o papel onde anotara a receita... depois de pesquisar de novo, reconheci o blog de vcs e vou anotar de novo... pq essa receita fez sucesso!!! thank's!

Anônimo disse...

Olá , tentei fazer esta cuca, mas a minha massa ficou bem mole, e pesou na hora de assar, o sabor estava uma delicia, mas tive que jogar fora, quase chorei, onde será que errei, segui a risca a receita, vou tentar denovo. Quem sabe acerto...

Anônimo disse...

Olá eu denovo, só que desta vez pra contar que segui sua receita, só mudei o tipo de fermento, usei 30grs de fermento de padaria, ficou ma-ra-vi-lhoooooo-sa!!! Ah e na farofa tambem usei 1x(chá) de farinha, da certinho.

Zaira Gabine Rodrigues disse...

DE LI CI O SAAAA.. Maravilhosa essa cuca, mata a saudades de casa...Fiz várias vezes foi a melhor receita que achei até hoje. A turma da empresa aqui em Manaus adora....rsrs
Obrigada por compartilhar essa delicia sulista.