terça-feira, setembro 30, 2008

Receita de Galeto Assado com Limão

Adoro frango assado, especialmente se for galeto. Inventei esta receita e ficou sensacional. Daquelas prá se fazer quando se tem visita: é fácil, rápida, poucos ingredientes e impressiona. Eu faço com galetos - calculo 1 galeto para 2 pessoas - mas também pode ser feita com frango. Ah, é uma receita relativamente light, pois não usa manteiga ou margarina, só um pouco de azeite de oliva. Ou seja, perfeita!

Galeto Assado com Limão

Ingredientes
(para 4 pessoas)
2 galetos
3 dentes de alho
2 colheres, de sopa, de azeite de oliva
suco de 1 limão
3 colheres, de sopa, de tomilho
sal

Preparo
Esfregue sal em todo o galeto, inclusive na cavidade e por baixo da pele. Reserve. Misture os dentes de alho picadinhos, tomilho, suco de limão e azeite em uma tigela grande. Coloque os galetos nesta mistura e deixe marinar por 15 minutos, girando-os de vez em quando para temperar todos os lados. Com uma colher, despeje um pouco do tempero nas cavidades.

Passados os 15 minutos, escorra os líquidos em uma tigela. Transfira os galetos para uma assadeira e, com uma colher, separe um pouco do alho e tomilho da marinada e coloque-os debaixo da pele dos galetos e em seu interior. Descarte o líquido.

Leve ao forno pré-aquecido e quente, a 260º C, por 20 a 30 minutos ou até dourar a pele. Os galetos cozinham bem em forno quente, portanto é rápido. Se for usar frango ao invés de galeto, teste se o suco escorre claro (sem sangue) ao furar a carne com um garfo, para saber se já está bem cozido.

Sirva em seguida!


Yahoo! Avatars

5 commentários:

Colibri disse...

Puxa!!!

Vim mesmo parar ao sítio certo...

Descobri este blog por intermédio de outros e apenas precisei vir seguindo o cheiro dos aromas inconfundíveis das receitas aqui expostas... Que maravilha...

Adorei o blog... Parabéns!

Beijos
com carinho

Colibri

-----------
Últimas novidades lá nos meus cantinhos…

Pontes para o futuro... (Blog Traços de Angola)
Quando o amor é mais forte... (Blog Colibrir as Emoções)

Oliver Pickwick disse...

Com mil raios! Aqui na Bahia, galeto e frango são a mesma coisa.
De qualquer modo, o prato parece delicioso. Aliás, só como galinha, ou frango ou galeto, assados. Além disso, apenas o peito. Em casa, só compro filé de peito.
Quando era pequeno, a minha mãe repetia quase todos os dias: "nunca vi um menino tão enjoado para comer!" ;) Melhorei, mas, apenas um pouco.
Carne de boi, só como chã de dentro, picanha, alcatra ou filé. Sem nenhum vestígio de gordura. Na churrascaria, dispenso: cupim, coração de galinha, costela e muitos outros itens.
Não como nenhum tipo de caça, assim como, comidas de cromagnon: sarapatel, dobradinha, fatada, rabada, patê de fígado de ganso, ou qualquer outro prato com miúdos. Na verdade, nem sento à mesa se nela tiver tais pratos.
Como vê, sou um espartano xiita.
Um beijo!

Oliver Pickwick disse...

Esforço hercúleo? Nem tanto! Adoro massas e risotos. E nestes dois segmentos, existe um universo culinário em expansão. Aliás, muita coisa já publicada aqui. ;)
Um beijo!

AnaLua disse...

Adorável alquimista, como está bonito o teu blog! Li mais abaixo uma receita ligada à Perséfone, adorei!
Bjos!

Wagner disse...

Oliver.

Tu és muito fresco.
Comida é cultura, seu otário.